• Fábio, se você tem bom domínio do manejo da cultura e da estufa, o que vai definir o seu resultado é o estado do seu solo. Se você tem uma área com solo limitante por má drenagem, pedregoso, muito manchado, ou muito cansado por manejo errado, a opção melhor é vaso.
    Outra vantagem do vaso é o intervalo menor entre um plantio e outro.
    Desvantagem do vaso: custo alto, porque o melhor resultado é sempre o primeiro plantio no substrato, do segundo plantio em diante, precisa esterilizar o substrato, o que não é complicado e orientamos no Módulo 2 do curso. O armazenamento do substrato também muda, então, você vai precisar ajustar sua irrigação para o segundo plantio, porque não vai poder fazer igual no primeiro plantio. Para manter padrão no mesmo nível de produção recomendo trocar o substrato a cada plantio, mas isto é caro.
    A produtividade do solo e do vaso, para o mesmo nível de manejo, é igual.
    A vantagem do solo é que o custo é mais baixo, mas precisa trabalhar com mudas enxertadas, mas para vaso também precisa, porque o risco de doenças no vaso só é menor no primeiro plantio.
    No solo você precisa fazer adubação verde e análise de solo a cada plantio, vc perde umas 3 semanas de ciclo produtivo no ano, mas economiza bastante com substrato, então, é uma questão muito pessoal.
    Eu tomo este tipo de decisão analisando todas as variáveis que citei acima.