Correção do Solo

Manejo do solo
O solo é considerado na agricultura orgânica como um ser vivo, habitat de riquíssima fauna e flora, sendo fonte geradora de vida e recursos naturais para todos os seres vivos. Seus recursos são esgotáveis, devendo por isso ser manejados de forma adequada, para preservar suas riquezas.


Preparo do solo
A agricultura ecológica e orgânica adotam o sistema de mecanização conservacionista cujo objetivo é evitar a mobilização excessiva e compactação do solo. Utilizam o sistema de preparo mecanizado reduzido ou plantio direto, ou com o emprego de plantas de raízes fortes (adubos verdes), objetivando conservar as condições físicas, químicas e biológicas do solo.


Cobertura do solo
Na agricultura ecológica o preparo e manejo do solo deverão ser adaptados ao sistema de nunca deixar o solo descoberto, seja cobertura orgânica (morta) ou vegetação (viva), que podem ser feitos com material orgânico ou então adubos verdes ou as ervas nativas.


Correção do solo
O sistema orgânico preocupa-se na correção da acidez e das deficiências de cálcio, magnésio, fósforo e micronutrientes, que podem ocorrer no solo. O calcário é aplicado de forma moderada. Recomenda-se o pH na faixa de 6,0 a 6,5, mantendo-se as relações equilibradas entre cálcio, magnésio e potássio, não somente para obter boa produtividade, como maior resistência da planta e dos frutos.

Ensistec Web Criativo Rodrigo | Designer Web e Designer Gráfico